J'en ferai une beauté par contraste, je trouverai le contre-partie, j'établirai un dialogue entre la rudesse et la finesse, entre le terne et l'intense, entre la précision et l'accident. Et je condurait les gens a observer et à reflechir." (Le Corbusier, 1953)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Apartamento L-C













our 1 ou 2 personnes il n'est pas nécessaire de réserver. Présentez-vous simplement aux horaires d'ouverture à l'appartemnt-atelier et à La Maison La Roche pour faire une visite. Les horaires d'ouverture vous pouvez accéder sur notre site www.fondationlecorbusier.fr

Adresse appartement-atelier/Immeuble Molitor/ 24, Rue Nungesser et Coli, métro Michel-Ange Molitor, ligne 9.

Adresse Villa La Roche/ 10, Square du Docteur Blanche, métro Jasmin, ligne 9.

Le tarif d'entrée est de 3 euros par personne et la visite n'est pas guidée.

Este edifíco apresenta, no seu exterior, algumas semelhanças plásticas com o Immeuble Clarté de Genebra, pela utilização exclusiva do vidro na fachada (quer através de janelas, quer de tijolos de vidro) e pela presença de telas de sombreamento em alguns pisos.
Neste edifício de habitação colectiva com um fogo por piso, ventilado por um saguão, situa-se a pent-house onde Le Corbusier viria a morar com Yvonne Galis. A característica mais evidente deste apartamento, construído de forma totalmente independente do resto do edifício, é a sua cobertura constituída por várias abóbadas catalãs. A organização do espaço é pouco convencional, sendo que quase não existem espaços exclusivamente de circulação. As várias zonas intersectam-se, sendo possível separá-las apenas por grandes planos pivotantes. A cor é aqui aplicada com alguma parcimónia, apenas para destacar alguns elementos tais como portas, dispositivos de ventilação ou pequenos painéis de madeira. De assinalar como excepção a zona de estar, em que existem três paredes de cores diferentes: uma de azul ultramarino, uma de cinza escuro e outra mais pequena num tom vermelho vivo. No entanto, existem fotos antigas que, embora estejam a preto e branco, transmitem a impressão de que no início da vida do edifício não existiria um cromatismo tão marcante nesta zona. É difícil precisar em que data estas cores terão sido aplicadas.
Alinhado com a mesa de jantar, que é uma peça de mármore fixa (à semelhança do que acontece no Pavilhão Suiço), está um vitral de dos rectângulos são coloridos, respectivamente, com verde, castanho, azul, amarelo e vermelho. A presença deste “acidente” no pano de vidro que abre a sala para a cidade (e, como sabemos, à data de construção do edifício abria a sala para uma extensão de terrenos rurais emoldurados por montes ao fundo) espalha uma luz enigmática sobre a zona de refeições. Julgo que este gesto poderá estar relacionado com o simbolismo da cabeceira da mesa de refeição, quer para assumir uma presença nesse lugar, quer para, no caso de alguém lá estar sentado (o próprio Le Corbusier?), recortar esse halo de luz.

Um comentário:

Sara disse...

Eu acho que eu, em algum momento ter a possibilidade de desfrutar de um dia agradável em um belo apartamento pró Eu espero que você tenha a oportunidade de ir para umas férias agradáveis ​​com minha família, eu espero que você pode obter um apartamentos mobiliados buenos aires