J'en ferai une beauté par contraste, je trouverai le contre-partie, j'établirai un dialogue entre la rudesse et la finesse, entre le terne et l'intense, entre la précision et l'accident. Et je condurait les gens a observer et à reflechir." (Le Corbusier, 1953)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ville Savoye, 1928-31

















82, rue de Villiers, Poissy
Ouverte tous les jours sauf le lundi.
Fermée le lundi, les 1er janvier,
1er mai, 1er et 11 novembre et du 25 décembre au 1er janvier
Du 1er mars au 30 avril de 10 à 17 h
Du 2 mai au 31 août de 10 h à 18 h
Du 1er septembre au 31 octobre de 10 h à 17 h
Du 2 novembre au 28 février de 10 h à 13 h et de 14 h à 17 h
Dernières admissions 20 minutes avant chaque fermeture.
Tél : 01 39 65 01 06
RER ligne A gare de Poissy puis bus 50 direction "Villa Savoye" .

O paradigma construído do movimento moderno marca o último e mais refinado momento do discurso purista aplicado à arquitectura. A visita teve lugar numa tarde de Domingo e de chuva, em que a luz era extremamente branca, intensa, límpida em certas partes da casa. Tenho que destacar a cozinha no que respeita a esta vertente “higienista” da arquitectura desta fase, uma verdadeira “máquina de cozinhar” cheia de reflexos brancos e metalizados, impecavelmente ordenada e monocromática. Este tipo de tratamento não seria em nenhum caso adequado para as zonas mais ínimas de uma casa de férias burguesa Era necessário suavizar a luz que entra em grandes quantidades pelas fenêtres en longueur e por isso as paredes onde bate a luz que entra nos quartos são pintadas num rosa suave e talvez até “morto”, retirado da segunda gama de cores do manifesto purista. Vários tons desse género são usados nos quartos da casa: desde um rosa mais alaranjado para o espaço do filho dos Savoye, até um rosa muito suave (próximo do rosa bebé) utilizado no quarto do casal.
Surpresa foi a utilização de um azul ultramarino (eu diria até que próximo do azul do Yves Klein) em dois locais da casa diferenciados. Um deles é um estreito corredor de acesso ao quarto do filho do casal Savoye, em que uma das paredes é pintada com esse azul intenso e vibrante. O corredor termina numa clarabóia que estende verticalmente o corredor de forma a que este não seja cortado abruptamente pela porta. Ora esta luz zenital projectada sobre aquele espaço estreito, que se tinge inteiramente pelo reflexo da cor azul, desmultiplica a dimensão do corredor, dado que a parede azul parece recuar e o espaço de circulação tende a parecer mais largo do que realmente é. Também na divisão da casa que serve de toucador a madame Savoye, a parede oposta àquela por onde se entra vindo do quarto é pintada nesse mesmo azul. De notar que esta cor aparece mais uma vez contígua a uma entrada de luz, neste caso uma janela quadrangular completamente justaposta à parede azul num dos lados desta, e uma janela que rasga a parede do outro lado, horizontalmente de fora a fora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!