J'en ferai une beauté par contraste, je trouverai le contre-partie, j'établirai un dialogue entre la rudesse et la finesse, entre le terne et l'intense, entre la précision et l'accident. Et je condurait les gens a observer et à reflechir." (Le Corbusier, 1953)
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Quartier Moderne Frugés a Pessac, 1925
(foto retirada do site da fundação L-C)
Rue Le Corbusier 33600 Pessac Bordeaux
Conjunto de casas do tipo "citrohan". Uma delas foi recuperada para o estado original e funciona como museu. As restantes estão em mau estado.
"Je suis un peintre occupé d'inventer des formes conditionées (et non pas arbitraires), des rapports, des quantités: volumes, profils, couleurs; puis (architecture, urbanisme) temps et espace." Le Corbusier, 1948
1887 - Charles-Édouard Jeanneret nasce em La Chaux-de-Fonds, a 6 de Outubro
1902 - Admitido na escola de Artes como aluno gravador-cinzelador (relógios)
1905 - Curso superior de decoração, vocacionado para a construção/arquitectura - Construção da Villa Fallet
1907 - Viagem: Milão, Florença, Bolonha, Pádua, Veneza, Viena (Josef Hoffmann, Koloman Moser, Gustav Klimt), Budapeste
1908 - Instala-se em Paris e trabalha com o arquitecto Auguste Perret (betão armado); desenha edifícios e obras nos museus, lê Sócrates, Nietzsche, Schuré, Ruskin, Zola, Maeterlinck
1909 - Viagens: Nuremberga, Munique, Ulm, Augsbourg, Estrasburgo, Nancy ; encontra-se com Tony Garnier em Lyon; estuda arquitectura gótica e aprende desenho na Escola de Artes Decorativas
1910 - Estuda o Movimento de Arte Decorativa na Alemanha; trabalha com Peter Behrens em Berlim; encontra-se com Mies e Gropius
1911 - Encontra-se com Heinrich Tessenow, arquitecto da cidade-jardim de Hellerau. Viagem do Oriente: Praga, Budapeste, Belgrado, Bucareste, Tarnovo, Gabrovo, Kasanlik, Istanbul, o Monte Athos, Atenas, Itália meridional (com August Klipstein, estudante de História d'Arte)
1912 - Construção da Villa Jeanneret-Perret (maison blanche) e da Villa Favre-Jacot . Exposição de aguarelas "La Langage des pierres", no Salão de Outono em Paris
1914 - Viagem a Colónia (exposição da Werkbund). Estudos para a casa Dom-ino
1915 - Preparação do manuscrito "La Construction des villes". Conhece Aristide Maillol
1916 - Encomendas da Villa Schwob e do cinema La Scala. Apresentação das casas Dom-ino, em colaboração com Max Dubois
1917 - Abertura do atelier de arquitectura em Paris. Estudo para uma central térmica
1918 - Inicia colaboração com Amédée Ozenfant, que dura até 1925. Manifesto Purista. Conhece Braque, Juan Gris, Picasso, Lipchitz.
1919 - Fundação da revista "L+esprit nouveau", com Ozenfant e Paul Dermée. Conhece Fernand Léger. Adopta o pseudónimo de Le Corbusier
1921 - Aquisição de obras para a colecção de Raoul La Roche, com Ozenfant. Conhece Yvonne Gallis.
1922 - Inicia colaboração com o seu primo, Pierre Jeanneret. Apresentação do projecto da cidade contemporânea de 3 milhões de habitantes. Construção da Villa Besnus e do atelier Ozenfant. Estudos para a maison Citrohan.
1923 - Publicação de "Vers une architecture". Construção das Villas La Roche e Jeanneret. Primeira conferência sobre urbanismo.
1924 - Abertura do atelier da Rue de Sèvres. Conferências: Genebra, Lausanne, Praga. Publica "L'urbanisme". Construção das "Maisons ouvrières", das casas "Lipchitz-Miestchaninoff" e da "Petite Maison"
1925 - Publica "L'art décoratif d'aujourd'hui", "Almanach d'architecture moderne", "La Peinture Moderne" (com Ozenfant), Construção do "Pavillon de l'esprit nouveau" (Paris), da "Cité Frugès" (Pessac). Estudos para o "Plan Voisin" e a "Villa Meyer".
1926 - Publicação de "Architecture d'époque machiniste". Construção da Villa Cook, Maison Guiette, Maison Ternisien e Palais du Peuple
1927 - Conferências em Madrid e Barcelona (estudo da obra do Gaudi), em Bruxelas e Frankfort. Concurso para o "Palais de la Société des Nations", em Genebra. Construção: Villa Stein, Maison Planeix e Villas du Weissenhof (Stuttgart).
1928 - Fundação dos CIAM. Publicação de "Une maison - Un palais". Conferências em Praga e Moscovo. Férias em Piquey. Construções: Villa Baizeau (Cartago), Villa Church, Pavillon Nestlé e Centrosoyus (Moscovo)
1929 - Viagem à América do Sul. Conhece Joséphine Baker. Apresentação do mobiliário de L-C (em colaboração com Charlotte Perriand e Pierre Jeanneret), no Salão de Outono. Segundo congresso dos CIAM. Construção: Ville Savoye. Estudos para o Mundaneum e de urbanismo para a América do Sul.
1930 - Viagem a Moscovo (Meyerhold, Tairov, Eisenstein). Viagem a Espanha, com Fernand Léger, Pierre e Albert Jeanneret. CIAM III em Bruxelas. Publicação: "Précisions sur un état présent de l'architecture et de l'urbanisme". Construção: apartamento "de Beistégui", Villa de Mandrot, Immeuble Clarté, Pavilhão Suiço. Estudos para a Vila Radiosa e o "Palais des Soviets". Casa com Yvonne Gallis.
1931 - Viagem a Espanha, Marrocos e Algérie. Visita ao Mzab (Ghardaia). Projetos de urbanismo para Alger. Construção: Edifício Rua Nungesser-et-Coli. Criação de uma gama de cores para a empresa de papéis pintados "Salubra".
1932 - Projectos de arquitectura para Roma, Moscovo, Paris, Zurique. Conferências em Estocolomo, Oslo, Gotemburgo, Anvers, Alger. Colaboração na elaboração do plano "Macia" para Barcelona.
1933 - Doutor honoris causa em Filosofia Matmática em Zurique. CIAM IV em Atenas. Exposição de pintura em NY. Inauguração do Pavilhão Suiço e da Cité de Refuge.
1934 - Conhece Max Jacob. Muda-se para o apartamento Nungesser-et-coli. Conferências: Roma, Milão, Alger, Barcelona. Visita à fábrica da Fiat em Turim.
1935 - Publicações: "Aircraft" e"La Ville radieuse". Conferências em Boston, Chicago, Filadélfia, Madison, Hartford. Viagem à Checoslováquia. Conhece o escultor Joseph Savina. Exposição "Les Arts dits primitifs dans la maison d'aujourd'hui", organizada por Louis Carré, no apartamento de L-C. Construção:"Maison de week-end", "Villa le Sextant". Conferências: NY, São Francisco, México.
1936 - Segunda Viagem à América do Sul. Consultoria com Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Afonso Reidy, para a construção do Ministério da Educação Nacional e da Saúde, no Rio de Janeiro. Conferências no Rio. Estudo para um estádio de 100 mil pessoas, em Paris.
1937 - CIAM V em Paris. Conferências: Bruxelas e Lyon. Publicação: "Quand les Cathédrales étaient blanches". Construção: "Pavillon des Temps nouveaux". Estudo do plano de Paris e do "Immeuble Cartésien". Realização da primeira tapeçaria. O Metropolitan Museum de NY compra-lhe um quadro.
1938 - Exposição de pintura na Kunsthaus de Zurique e na galeria Louis Carré em Paris. Publicações: "Des canons, des munitions? Des logis s.v.p." e de "L'îlot insalubre". Realização de frescos na casa de Eillen Gray em Cap-Martin.
1939- Conhece Jean Giraudoux. Publicação: "Le Lyrisme des temps nouveaux" e de "L'urbanisme".
1940 - Pintura mural em Paris, rue de la Bua. Fecha o atelier em Paris e parte para os Pirinéus, com a sua mulher e Pierre Jeanneret.
1941 - Proposta de construção para refugiados em Vichy, que será recusada. Publicação: "Destin de Paris" e "Sur les quatre routes"
1942 - Fundação da "Assemblé de constructeurs pour une rénovation architecturale" (ASCORAL). Missão oficial em Alger, plano director. Reabertura do atelier da Rue de Sévres. Publicações "La Maison des Hommes" e "Constructions Murondins".
1943 - Criação de um "atelier de recherches esthétiques" no atelier da Rue de Sévres. Publicações "Conversas com estudantes das escolas de Atquitectura" e da Carta de Atenas.
1944 - Pesquisas para as Unidades de Habitação. Viagem a NY.
1945 - Fundação doa "Ateliers des bâtisseurs". Partida para os Estados Unidos. Modulor. Publicação "Les Trois établissements humains". Urbanização em Sint-Dié. Exposição em várias cidades dos E.U. Início da coleboração com Joseph Savina para realização de esculturas.
1945 - Fundação doa "Ateliers des bâtisseurs". Partida para os Estados Unidos. Modulor. Publicação "Les Trois établissements humains". Urbanização em Sint-Dié. Exposição em várias cidades dos E.U. Início da coleboração com Joseph Savina para realização de esculturas.
1946 - Viagem aos E.U., conhece Albert Einstein. Nomeado para a construção do Palácio das Nações Unidas. CIAM VI em Bridgewater. Conferências em Bogotá. Exposição em Viena. Publicações: "Propos d'urbanisme", "Manière de penser l'urbanisme", "U.N. Headquarters". Construção da fábrica Duval e início da construção da Unidade de Habitação de Marselha. Estudos de planos de urbanização para Bogotá. Primeira escultura.
1946/47 - Viagem aos E.U., conhece Albert Einstein. Nomeado para a construção do Palácio das Nações Unidas. CIAM VI em Bridgewater. Conferências em Bogotá. Exposição em Viena. Publicações: "Propos d'urbanisme", "Manière de penser l'urbanisme", "U.N. Headquarters". Construção da fábrica Duval e início da construção da Unidade de Habitação de Marselha. Estudos de planos de urbanização para Bogotá. Primeira escultura.
1948 - CIAM VII de Bérgamo. Pintura Mural no Pavilhão Suiço
1949 - Início da colaboração com Pierre Baudoin para a realização de tapeçarias. Publicação de "New World of Space". Construção da Villa Curutchet.
1950 - Primeiros estudos para Ronchamp. Conselheiro do governo de Pendjab para a realização de Chandigarh, nova capital, com Pierre Jeanneret, Maxwell Fry e Jane Drew. Publicações: ""Modulor I", "Poésie sur Alger" e "L'Unité d'habitation de Marseille". Grande prémio de arquitectura contemporânea no Brasil.
1951 - Primeira viagem à Índia, visitas a Vhandigarh e Ahmedabad. CIAM VII em Hoddesdon. Conferências em Bogotá. Estadia em NY, onde trabalha com Constantino Nivola na realização de esculturas e pinturas murais. Construção de Ronchamp.
1952 - Viagem à Índia. Construção das Villas Shodan e Sarabhai, do Museu de Ahmedabad, do "Palais des Filateurs". Estudos para os edifícios monumentais de Chandigarh. Construção do Cabanon. Inauguração da Unidade de Habitação de Marselha.
1953/54 - Nomeação para o grupo de 5 arquitectos encarregues do projecto da UNESCO (Paris), com Gropius, Breuer, Markelius e Rogers. CIAM IX em Aix-en-Provence. Exposições de obra plástica em Paris, Berna, Londres e Como. Publicação: "Une Petite Maison". Construção das Maisons Jaoul e da Unidade de Habitação de Nantes.
1955 - Inaugurações: Palácio da Justiça em Chandigarh, Capela de Ronchamp. Publicações: "Le Poème de l'Angle droit", "Modulor 2", "L'architectura du bonheur - l'urbanisme est une clef". Viagem a Tóquio, onde lhe encomendam um museu de Belas Artes.
1956 - Publicação: "Les Plans de Paris". Exposição em Lyon
1957 - Morte de Yvonne. Grande exposição retrospectiva. Vários prémios na Suiça, França e Alemanha. Publicações: "Von der Poesie" e "Ronchamp". Construção: Unidade de Habitação de Berlim, Maison du Brésil (com Lúcio Costa), Convento de La Tourette, Unidade de Habitação de Briey-enForêt e museu de arte ocidental de Tokio. Estabelce uma série de 40 cores para produção industrial de tinta, da Berger.
1958 - Viagem aos EU. Várias condecorações na Suécia e na Bélgica. Criação do Poema Electrónico (com Edgard Varèse). Construção do Secretariado de Chandigarh e do Pavilhão Philips (Bruxelas).
1959 - Campanha internacional para elevação da Ville Savoye a monumento histórico. Viagens à Índia. Construção da Casa da Cultura de Firminy.
1960 - Publicação: "L'atelier de la recherche patiente". Construção de "L'Écluse" (Kembs Niffer). Projecto do Carpenter Center para a Univ de Harvard. Inauguração do convento de La Tourette.
1961 - Várias condecorações. Desenho de tapeçarias para Chandigarh. Publicação "Orsay-Paris". Construção do Carpenter Visual Art Center, com José Luis Sert.
1962 - Viagem ao Brasil para estudar a implantação da embaixada de França em Brasília. Exposição retrospectiva em Paris. Inauguração do Palácio da Assembleia em Chandigarh e construção da Unidade de Habitação de Firminy.
1963 - Inauguração do Carpenter Center, EU. Várias condecorações. Construção do Museu Heidi Weber/Centro Le Corbusier, em Zurique.
1964 - Solicitado para a construção de um Hospital em Veneza. Exposições em Zurique e La-Chaux-du-Fonds
1965 - retoma do estudo para "La Main ouverte" para Chandigarh. Publicação de textos e desenhos de Ronchamp. Construção do Estádio de Firminy. Morre no dia 27 de Agosto, em Cap-Martin.
"Color... is not of a descriptive, but of an evocative character; always symbolic. It is the end and not the means"
"La couleur, elle aussi, n'est pas de description mais d'evocation; symbolique toujours. Elle est but et non moyen.", Charles Edouard Jeanneret, "En Orient. Quelques impressions", in Feuille d'Avis de La Chaux-de-Fonds, 25 July 1911.
Transcrito de "Le Corbusier Before Le Corbusier", Stanislau Von Moos and Arthur Ruegg, BGC Yale, 2002
1. Grande gamme:
"On peut hierarchiquement déterminer la grande gamme, formée des ocres jaunes, rouges, des terres, de blanc, du noir, du bleu outremer et, bien entendu, certains de leur dérivés par mélange."
2. Gamme dynamique:
"Gamme dynamique comportant les jaunes citron, les orange (chrome et cadmium), les vermillons, le vert Véronèse, les bleus de cobalt clairs."
3. Gamme de transition:
Il y a enfin la gamme de transition, les garance, vert émeraude, toute les couleurs de laques..."
Ozenfant e Jeanneret, 1921
"... La pratique m'a montré que, pour faire éclater la joie du blanc, il fallait l'entourer de la puissante rumeur des couleurs. Discernant dans le béton armé le germe du "plan libre" (un plan libéré des entraves du mur), je fus conduit à la polychromie architecturale, faiseuse d'espace, de diversité, répondant aux elans de l'âme et prête, par conséquent, à accueillir les mouvements de la vie."
(Conversas com estudantes de arquitectura, Editions de Minuit)
"Depuis la création d'un plan moderne permis par la disparition des murs portants, et provoqué par une disposition toute neuve des locaux, l'impossibilité où l'on était de maintenir la tradition de la "chambre bleue", de la "chambre rose", etc avait conduit à des recherches spécifiques de polychromie intérieure basée sur la valeur propre des couleurs. Et tout un systéme neuf de la couleur se propose. Voici plusieurs années que j'y ai été conduit par la fatalité du plan nouveau."
(excerto de carta de L-C ao arquitecti italiano Piero Bottoni, 15 de Janeiro de 1928)
" La couleur est un agent périlleux dans l'expression du volume; elle est très souvent destructrice ou désorganisatrice du volume car les propriétés intrinsèques de la couleur sont très différentes, les unes étant rayonnantes et se projetant en avant, les autres étant fuyantes, les autres enfim, étant massives et gardant le plan réel de la toile, etc." Ozenfant e Jeanneret, em L'Esprit Nouveau, 1921
http://www.aaltocolour.com
Les couleurs jouent des formes et interviennent dans un accord spatial, leur effet entraîne des résonances physiologiques, c'est ce qu'il explique dans la préface, intitulée "Polychromie architecturale", pour les claviers Salubra: "La couleur modifie l'espace, la couleur classe les objets, la couleur agit physiologiquement sur nous et réagit fortement sur nos sensibilités."
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